Saiba tudo sobre os mistérios de Qumran, como o local foi formado, quem descobriu os famosos pergaminhos do Mar Morto, curiosidades e muito mais!
Hoje vamos aprender sobre Qumran, um dos principais locais de Israel Confira a seguir:
Índice
1. História de Qumran
2. Tempos bíblicos
3. Descobertas
4. Turismo na região
5. Curiosidades
6. Terra Santa Viagens
1. HISTÓRIA DE QUMRAN
Ruínas de um famoso assentamento do período romano na costa noroeste do Mar Morto, Qumran é um dos mais importantes sítios arqueológicos de Israel e fica localizado na Cisjordânia, a 64 quilômetros de Jerusalém!
Tornou-se internacionalmente conhecido em 1947, quando Mohammad al-Theeb (um pastor palestino) descobriu em uma caverna uma série de pergaminhos, que mais tarde ficaram conhecidos como os Manuscritos do Mar Morto. Os pergaminhos, que estavam escondidos em jarros, são uma importante contribuição para a pesquisa bíblica e histórica e são considerados um dos tesouros nacionais mais preciosos de Israel.
A comunidade que habitava Qumran foi identificada como “Os Essênios”, uma seita religiosa que vivia isolada nesta região a oeste do Mar Morto. Conforme os relatos históricos, a comunidade dos essênios eram exemplo de uma indescritível pureza espiritual. Eles tiveram papel fundamental na religiosidade judaica. Viviam em ambiente comunitário, mas moravam nos desertos afastados da grande civilização a fim de desenvolverem melhor a sua fé.
2. TEMPOS BÍBLICOS
A fortaleza de Qumran é identificada como a bíblica “Cidade do Sal”. Os textos da Bíblia, bem como os livros bíblicos mais populares em Qumran eram os Salmos (36 exemplares), Isaías (21 exemplares) e Deuteronômio (29 exemplares).
"O Rolo de Isaías - de Qumran - fornece prova irrefutável de que a transmissão do texto bíblico, durante um período de mais de mil anos, pelas mãos de copistas judeus, foi extremamente fiel e cuidadosa."
Embora os rolos demonstrem que a Bíblia não sofreu mudanças fundamentais, eles também revelam, até certo ponto, que havia versões diferentes dos textos bíblicos hebraicos usados pelos judeus no período do Segundo Templo, cada uma com as suas próprias variações.
Além disso, O inóspito deserto, que teria sido um antigo assentamento de essênios no século I a.C., escondeu durante 2.000 anos os mais antigos escritos que fazem referência à Bíblia Hebraica já encontrados.
3. DESCOBERTAS
A maior descoberta de Qumran, sem dúvidas, foi a dos manuscritos do Mar Morto, em 1947. Quem os encontrou foram os beduínos!
Logo após essa revelação, Qumran foi escavada pelo padre dominicano R. de Vaux nos anos de 1951 a 1956. E vale lembrar que um deslumbrante complexo de edifícios que se estende por uma área gigantesca, foi descoberto, datando do período do Segundo Templo.
Dessa forma, pergaminhos e outros objetos do período do Segundo Templo foram encontrados em várias cavernas no local. Consequentemente, o clima seco da região do Mar Morto preservou esses manuscritos, por cerca de 2.000 anos.
Os documentos encontrados lá, e nas cavernas ao redor de Qumran, incluem cópias de todos os livros da Bíblia. Aliás, o mais famoso deles é o rolo completo de Isaías, que foi escrito em algum momento entre o século 2 a.C. Os livros da biblioteca de Qumran são considerados as cópias mais antigas existentes dos livros da Bíblia. Desta maneira, os escritos da seita essênia, também foram encontrados no sítio arqueológico onde ficam as cavernas do local.
4. TURISMO NA REGIÃO
Se você tem curiosidade de conhecer a área do sítio arqueológico e Parque Nacional de Qumran, saiba que ele é aberto à visitação e está incluso nos nossos roteiros!
Nestes passeios é possível observar as ruínas de alguns cômodos onde viviam a população dos essênios, os visitantes ainda podem explorar a cidade antiga, ver os edifícios escavados que antes continham salas de reuniões, salas de jantar, torre de vigia, bem como oficina de cerâmica e estábulos, por exemplo. O local também tem algumas fontes de purificação ritual, que se acredita desempenhar um papel importante nas práticas de adoração dos essênios.
O parque está aberto das 8h às 17h de abril a setembro e das 8h às 16h de outubro a março. O valor da entrada é de aproximadamente NIS 29 (US$ 8).
5. CURIOSIDADES
Muito se discute sobre o que havia sido escrito nas últimas partes dos pergaminhos do Mar Morto, que ainda permaneciam obscuras. E, recentemente, estas partes foram decifradas por alguns pesquisadores em Israel.
Estavam escritos em códigos, e alguns pedaços eram extremamente pequenos!
De acordo com os pesquisadores, os trechos agora decifrados revelam ocasiões especiais que seriam comemoradas pela antiga seita judaica, incluindo um calendário de 364 dias.
Além disso, também há informações sobre as celebrações do novo trigo, novo óleo e novo vinho, que estão relacionadas ao festival judaico Shavuot - também conhecido como festa das colheitas!
6. TERRA SANTA VIAGENS
Descubra os mistérios de Qumran conosco e se aproxime ainda mais de Jesus e das suas passagens bíblicas!
Faça parte das nossas caravanas e conheça o melhor da Terra Santa!
Agende agora mesmo a sua viagem através do nosso site: www.terrasantaviagens.com.br dessa maneira, você consegue observar todos os destinos de forma mais clara e entenderá melhor o que lhe espera!
Faça parte das nossas caravanas e conheça esse local abençoado com a Terra Santa Viagens!
Terra Santa Viagens, 30 anos fazendo mais de 48 caravanas por ano!
Consulte nossos roteiros!
Também estamos nas redes sociais, venha conferir!
(Clique aqui) para entrar no Instagram!
(Clique aqui) para entrar no Facebook!
Terra Santa Viagens, a sua melhor escolha em viagens religiosas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário