Pages

sexta-feira, 22 de julho de 2022

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS

 Entenda como era a vida nos tempos de Jesus; as famílias, a economia, as vestimentas, os princípios e muito mais! 




Neste texto você vai aprender sobre: 


Índice

1. Sociedade

2. Economia

3. Vestimentas
4. Princípios
5. Religião
6. Por onde Jesus passou



Em face do cenário atual, não é novidade que houve uma tremenda mudança, não só nas civilizações nos tempos de Jesus, mas em todo o contexto histórico.
Dito isso, é importante ressaltar que as informações que temos hoje, são baseadas no novo Testamento.
A seguir, faço um breve relato de como essa vida era no dia-a-dia.




1. SOCIEDADE

Inicio esse texto já contando que os tempos não eram nada fáceis! As famílias eram muito pobres, as dificuldades eram muito maiores que as atuais, e contudo, a expectativa de vida era bastante curta. Conforto era um luxo muito distante das tradicionais famílias, dependiam muitas vezes da sorte para conseguir matar a fome, pois seus esforços já não eram suficientes. 


As moradias eram, na maior parte das vezes, feitas com barro e palha (material parecido com o que os israelitas faziam para os egípcios)
A moradia de uma família simples, como a de Jesus e seus discípulos, costumava ser formada por um único cômodo. Não tinham água corrente e nem esgoto. A água era conseguida em poços comunitários, sendo colhida e transportada em jarros de barro, tarefa extremamente cansativa.


Famílias grandes, formadas por várias gerações de pessoas, eram muito comuns. A família já era a base da sociedade e as relações de parentesco tinham grande importância!



2. ECONOMIA

Na maioria das vezes, as pessoas tiravam o sustento da agricultura. As famílias costumavam viver em povoados e cultivar um pedaço de terra nas redondezas. As propriedades da Galiléia tinham em média sete hectares. Também eram plantados grãos, oliveiras e legumes!
Além da agricultura, também era comum o pastoreio, a pesca (inclusive há muitos pescadores entre os discípulos de Deus). Os templos também eram uma grande fonte de comércio. Mas, o mais comum dos ofícios eram os manuais, passados de pai para filho, que eram os oleiros, ferreiros, tecelões, marceneiros, pedreiros, entre outros.



3. VESTIMENTAS

No geral, as roupas seguiam um estilo graco-romano. Eram muito comuns os trajes feitos de linho ou algodão, como as túnicas. As peças eram colocadas pelo pescoço e tinham mangas. Os modelos eram diferentes para homens e mulheres. Geralmente as cores as diferenciavam.
Em ocasiões especiais, colocavam um manto por cima da túnica, mas eram trajes caros, então realmente só eram usados em eventos ou em dias de inverno. 

Além das vestimentas, o corte de cabelo também era uma característica marcante nesse contexto. Os homens, na maioria das vezes, com cabelos curtos e as mulheres com cabelos compridos, com tranças e enfeites!
Mesmo sendo outros tempos, a sociedade já era considerada muito vaidosa. 



4. PRINCÍPIOS


Foi neste contexto que Jesus deu início ao seu ministério. Apresentando ao povo, uma nova proposta de vida, trazendo a sua doutrina e mostrando-lhes que as classes sociais e hierárquicas já não importavam mais, apenas o  amor e a força da verdade!
E assim vieram os princípios bíblicos: A aliança e a união, o caráter, a mordomia, o autogoverno,  semear e colher, a individualidade e a soberania.



5. RELIGIÃO


O ministério de Jesus foi cercado por vários movimentos que exerciam forte influência na vida do povo. Ao observarmos as páginas das escrituras, mais especificamente os evangelhos, reparamos muitos grupos religiosos. Alguns são bem conhecidos, como escribas, fariseus, sacerdotes e saduceus. Além desses, houve outros que, apesar de não terem o mesmo destaque, participaram de alguma forma da vida e ministério de Jesus, como herodianos, zelotes, publicanos, samaritanos.



6. POR ONDE JESUS PASSOU


Há muitos lugares bíblicos que são de extrema importância para Jesus. Um deles é Cafarnaum, onde Jesus deu início ao seu ministério e realizou diversos milagres!
Além desse, também temos Belém, Nazaré, Jericó, Jerusalém, e muitos outros que retratam um pouco de sua vida e como eram os tempos naquela época! Nazareth Village é um ótimo exemplo de recriação da vida de Jesus que você pode conhecer!
Aqui na www.terrrasantaviagens.com.br nós temos os melhores roteiros para que você conheça as histórias de Jesus, aproveite cada momento e tenha uma viagem abençoada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário