Pages

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Turismo internacional ultrapassa barreira de 1 bilhão de visitantes


O turismo internacional cresceu 4% em 2012 na comparação com o ano anterior e superou pela primeira vez a barreira de 1 bilhão de visitantes, informou nesta terça-feira a Organização Mundial do Turismo (OMT),
Foram registradas 1,035 bilhão de viagens, segundo a OMT, que prevê que neste ano também haja crescimento no setor, embora em um ritmo ligeiramente inferior, entre 3% e 4%.
"Pela primeira vez superamos um bilhão. É cerca de 39 milhões de turistas a mais que em 2011", assinalou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, ao apresentar as estatísticas da organização.
A longo prazo, a OMT prevê uma alta de 3,8% anual em média, entre 2010 e 2020, alcançando 1,8 bilhão até 2030.
No ano passado, as economias emergentes, com um avanço de 4,1%, voltaram a ficar na frente das economias desenvolvidas, que cresceram 3,6%, sendo a região da Ásia-Pacífico a que registrou a maior alta em 2012, de 7%, de acordo com dados divulgados hoje pela organização, com sede em Madri.
Rifai explicou em entrevista coletiva que todas as regiões, com exceção do Oriente Médio - que teve queda de 5%, devido à instabilidade política -, tiveram um comportamento positivo durante o ano passado, inclusive a África, que se recuperou da queda de 1% sofrida em 2011, em parte pelas revoltas populares no norte do continente, e fechou 2012 com alta de 6%.
A Europa, região mais visitada do mundo - com mais da metade das viagens internacionais -, recebeu 17 milhões de turistas a mais, o que se traduz em um aumento de 3%, e manterá sua evolução positiva em 2013, mas em um ritmo mais modesto, entre 2% e 3%.
Rifai afirmou que o setor voltou a mostrar sua capacidade de se adaptar às condições de um mercado em transformação, por isso, segundo sua opinião, é um pilar no qual os governos de todo o mundo deveriam apostar para estimular o crescimento econômico.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário