Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Os cinco passos que fez de Jonas um grande missionário

Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado. E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.
Então clamaram ao SENHOR, e disseram: Ah, SENHOR! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, SENHOR, fizeste como te aprouve.
E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos. Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca. Jonas 1.4-17; 2.1-2,10
I. A formação de uma grande tempestade.

Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem? De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lm 3.38-39

Tudo de ruim que está acontecendo, atualmente, com o homem; fome, crise financeira, doenças, enfermidades, catástrofes, é consequência dos pecados, não é transferir a responsabilidade, mas reconhecer e se arrepender para tentar evitar um mal maior, porem o homem não quer admitir que está tentando fugir da presença do Deus Todo Poderoso e procura descansar em berço de filosofias vãs, de riquezas e prosperidade temporárias, enquanto o mar está agitado; não adianta transferir a responsabilidade ou procurar enganar a si mesmo dizendo que está tudo bem. É preciso resolver a situação, tal como ela exige.

II
. ”Eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.”
Terá que haver reconhecimento do erro ( arrependimento )
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos 3.19

Se o homem continuar se mantendo em sua dura cerviz dizendo que não é o responsável pelos acontecimentos, então as coisas irão se agravar cada vez mais, por mais que a ciência se esforce em explicar, prevenir e avisar os fenômenos que estão acontecendo e para acontecer, nada adiantará se não houver por parte do próprio homem, da própria nação, do próprio povo, o reconhecimento e o arrependimento, pois a providência e o livramento vem do Senhor, digo, livramento, não só material, mas espiritual, também.

III
. ” E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.”
Todo erro tem suas consequências e por causa disso será preciso sofrer, suportar, passar pelas consequências e só assim logo depois virá a providência divina.

Muitos lideres pregam, hoje, livramento, vitorias, bênçãos divinas, mas não querem admitir que a verdadeira mudança de situação advém com o arrependimento, assumindo, com isso, as consequências do pecado e do ventre do inferno Deus ouvirá o clamor e trará o verdadeiro livramento.
IV. “Preparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas”.
Com esse passo de fé e arrependimento, assumindo as consequências, Deus providência um escape, mesmo que no fundo do inferno. Muitas vezes não é o que queremos; um barco transatlântico, um jet ski, um submarino, mas o que importa é estar sob as asas do Todo Poderoso. Amem!
V. ” Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca “. Livramento, liberdade, trabalho e missão.

Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. João 9.31
Deus ouviu o clamor de Jonas e falou ao peixe e este o lançou na praia, isto é, em terra seca, pois é Deus quem faz e para Ele nada é impossível, mas requer que o homem ao invés de reclamar, murmurar deve clamar.
Queres obter a verdadeira liberdade, total e completa?

Não siga aos fazedores de sinais, cuja finalidade é atrair multidões, dinheiro e fama.
Que O Senhor venha a despertar a cada um de nós para a obra de evangelização das almas carentes de ouvir do grandioso amor de Deus, em nome de Jesus, amém!

Oliveira

Sou Presbítero, Professor de teologia e pesquisador de religião. Pertenço á Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estrácio fica na Rua Hadok Lobo, 92 no Estácio. E que tem como Pastor Presidente Jilsom Meneses de Oliveira.

Fonte: Artigos Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário