Pages

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Locais Bíblicos da Jordânia



Poucos cristãos conhecem o potencial bíblico da Jordânia. Um país moderno com uma história antiga, a Jordânia é uma Terra Santa presente no Novo e Antigo Testamento. A nação foi terra de grandes profetas e presenciou grandes feitos na vida de Jesus.

O país, além de muitos pontos turísticos e históricos, é carregado da Palavra de Deus. Veja aqui os principais locais bíblicos da Jordânia.

Rio Jordão: o verdadeiro local do batismo de Jesus

Israel e Jordânia brigam constantemente para que seja atribuído aos seus países o local onde João Batista batizou Jesus. O Rio Jordão faz parte das duas nações, mas a Bíblia cita que João batizava em "Betânia Além Jordão", ou seja, do lado jordaniano.


Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
(João 1:28)

A região de Betânia é uma antiga rota de peregrinos que visitavam Jerusalém e o Monte Nebo e foi também nessa área que o profeta Elias foi arrebatado ao céu em um carro de fogo.
E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 2 Reis 2:11

Monte Nebo

O Monte Nebo foi o local de onde Moisés avistou a Terra Prometida sem ter podido entrar. Desse ponto tem-se uma vista admirável das principais cidades de Israel.

Foi também nesse monte que Moisés morreu e, supostamente, foi enterrado pelo Senhor.
Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo. (Deuteronômio 32:49-50)


Nesse local encontra-se a cruz serpenteada.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:14-15)

Umm Qays: Gadara

Antiga cidade chamada de Gadara que ficou conhecida pelo milagre dos porcos, em que Jesus expulsou demônios de um homem que viva nos túmulos e os passou aos porcos que caíram do precipício no Lago de Genesaré .

E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia.
E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. (Lucas 8:26-27)

Região do Mar Morto


Na região do Mar Morto do lado jordaniano acredita-se que ficavam as cidades de Sodoma e Gomorra, que Deus destruiu pelos pecados do povo, salvando apenas os justos. Nessa região há uma formação rochosa, provavelmente decorrente da estátua de sal em que o Senhor transformou a mulher de Ló por não tê-lo obedecido ao deixar a cidade.
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. (Gênesis 19:26)
Ló e suas duas filhas fugiram para a cidade de Zoar, atual Safi. Ali suas filhas deram origem ao povo amonita e moabita, que fizeram seu reino onde hoje é o centro da Jordânia, a cidade de Amã, antes conhecida como Amon.
Na atual Safi encontra-se a caverna de Ló, onde ele e suas filhas teriam encontrado refúgio.

Na mesma região encontra-se a cidade de Mukawir. Alguns historiadores identificam este como o local onde Herodes Antipas construiu seu palácio quando nomeado governador pelos romanos. Foi neste palácio que o governador mandou decapitar João batista.
E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi, e degolou-o na prisão; (Marcos 6:27)

Pella: Peniel

Antiga Peniel, que significa "a face de Deus", Pella é o local onde Jacó lutou com Deus e foi abençoado. O próprio Jacó deu esse nome à cidade.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. (Gênesis 32:28-30)

Nesta cidade está localizado um templo da Idade do Bronze que julgam ser o mais preservado da Terra Santa.

Petra

Cidade inteira talhada em rocha pelos Nebateos, cenário de filme e um dos lugares mais lindos e visitados do mundo.

Acredita-se que foi na região de Petra, em Edom, que Moisés bateu na rocha para cair água durante o êxodo.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. (Números 20:10-11)

No Novo Testamento a cidade é citada como a última parada dos magos que visitaram Jesus.

O território jordaniano é a única Terra Santa que foi comum nas vidas de Moisés, Josué, Elias, Eliseu, João Batista e Jesus. Muitos outros locais da Jordânia podem ter sido palco de outras passagens bíblicas, porém são apenas suposições, por enquanto ainda não foram confirmados.


Para conhecer esse país incrível e muitos outros lugares abençoados por Deus, Jesus Cristo e os profetas, a Terra Santa Viagens tem roteiros especiais para atender você na realização desse sonho. Confira os pontos turísticos, históricos e bíblicos da Jordânia em nosso roteiro que inclui Jordânia e Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário