Entenda a origem dos Hebreus, períodos históricos, passagens bíblicas, economias, conquistas e muito mais! Confira a seguir:
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”
Neste texto você irá aprender sobre:
1. A origem dos Hebreus
2. Passagem bíblica
3. Economias e governo
4. Conquistas
5. Cultura
6. Curiosidades
7. Terra Santa Viagens
Em primeira análise, vamos observar o quão importantes foram os hebreus para a história da humanidade e o que eles representaram.
Dito isso, destacamos que os relatos contidos aqui, são a partir das narrativas bíblicas e outras fontes que serão citadas no final do texto.
Para descobrir toda a história deste povo, continue lendo a seguir:
1. A ORIGEM DOS HEBREUS
Pode-se afirmar que os hebreus são povos da antiguidade e tem as origens das tribos mesopotâmicas, conhecidos por uma história marcada por migrações e pelo monoteísmo, acredita-se que por volta de 2000 a.C. foram para a Palestina, atual Israel, por orientação de Abraão, em busca de Canaã, a Terra Prometida.
Uma curiosidade é que este povo teve o seu desenvolvimento às margens do Rio Jordão, na região da Palestina. E foi então que veio o nome “hebreu”, que significa “povo do outro lado do rio”.
Conhecidos por serem pastores seminômades, suas atividades principais eram a agricultura e a atividade pastoril.
Além disso, é notório que os hebreus são sempre associados à religião, visto que estão diretamente ligados ao desenvolvimento do cristianismo. E a sua maior fonte de estudos sempre foi a bíblia.
2. PASSAGEM BÍBLICA
Dando continuidade às suas origens, anos depois de irem para Israel, em consequência da seca que atingiu a Palestina, os hebreus foram para o Egito, conquistaram posições importantes, o que acabou custando caro. Passado algum tempo, começaram a ser escravizados, e foram libertados da escravidão por Moisés no conhecido episódio bíblico da travessia do Mar Vermelho.
A Bíblia Hebraica traz duas versões dessas ordens, em Êxodo e em Deuteronômio. Os hebreus têm como religião o Judaísmo. Eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.
3. ECONOMIAS E GOVERNO
Muito se discute sobre a economia do povo hebraico, diante de todas as dificuldades encontradas ao longo da sua história. Contudo, a economia se baseava principalmente na agricultura, embora muitos entre os hebreus atuassem como mercadores, estabelecendo negócios com povos do deserto, mais distantes e com fenícios e povos da Anatólia, na Turquia.
Sobre o governo, pode-se mencionar que os hebreus passaram por três períodos: patriarcas, seguidamente, juízes e, finalmente, reis!
Com a instituição da monarquia, os hebreus viveram o ápice do seu desenvolvimento econômico e político. Os monarcas eram escolhidos por Deus, contudo, também seguiam uma dinastia. Seu primeiro rei foi Saul, seguido posteriormente por Davi e Salomão.
4. CONQUISTAS
A migração dos hebreus do Egito de volta para Canaã ficou conhecida como Êxodo,
e a bíblia conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar, através da liderança de Josué. Nessa campanha, a região seria integralmente conquistada, e cada tribo de Israel ocuparia uma parte distinta.
Mas, a principal conquista e legado que os hebreus deixaram foi no meio religioso. Eles foram os primeiros povos a adotar o monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus. Também se destacam na literatura, no Antigo Testamento, que é a primeira parte da bíblia.
5. CULTURA
A cultura dos hebreus é simples. Nada de muita sofisticação e figuras arquitetônicas. Eles são marcados pela fé!
Entretanto possuem dois fortes aspectos culturais que influenciaram mais da metade da população mundial: a religião e a literatura. Que estão registradas na Bíblia.
Desse modo, os costumes judaicos hoje carregam traços da tradição milenar dos hebreus. O mesmo ocorre com cerimoniais islâmicos, que ainda trazem bastantes referências hebraicas.
De acordo com os relatos bíblicos, o pacto realizado entre hebreus e seu Deus no Sinai impôs alguns deveres aos homens.
6. CURIOSIDADES
Uma curiosidade que vale a pena relembrar, é que de acordo com a bíblia, Moisés era um hebreu que tinha sido criado na corte egípcia, após ser resgatado de uma cesta à deriva no Nilo!
Além disso, os judeus consideram o hebraico uma língua sagrada, a escolhida por Deus para se comunicar com as pessoas. A Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia, foi escrita no hebraico clássico. E foi esse cuidado dos religiosos durante séculos com suas preces e orações.
7. TERRA SANTA VIAGENS
Conheça a sagrada Terra Santa e todos os segredos da bíblia!
Faça parte das nossas caravanas, aproveite o melhor que a Terra Santa tem a oferecer e conheça os lugares por onde Jesus caminhou e realizou milagres!
Caravana: Exaltando ao Senhor!
Roteiro: Egito e Israel + Roma
Saída: 01 de dezembro de 2022
Visite Israel e os demais locais bíblicos com a Terra Santa Viagens!
Se conecte com os lugares por onde Jesus caminhou e sinta essa transformação da alma!
Terra Santa Viagens, 30 anos fazendo mais de 48 caravanas por ano!
Consulte nossos roteiros: www.terrasantaviagens.com.br
Também estamos nas redes sociais, venha conferir!
(Clique aqui) para entrar no instagram!
(Clique aqui) para entrar no facebook!
Terra Santa Viagens, a sua melhor escolha em viagens religiosas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário