Pages

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

A VERDADEIRA ORIGEM DAS 12 TRIBOS DE ISRAEL

 Entenda como surgiram as 12 tribos de Israel, o encontro com Deus e o que dizem as sagradas escrituras a respeito: 

1. A origem
2. Significado dos nomes
3. Mistério das terras perdidas
5. Terra Santa Viagens




1. A origem
2. Significado dos nomes
3. Mistério das terras perdidas
4. Terra Santa Viagens

1. A ORIGEM

É inevitável falar sobre Israel sem lembrar das passagens bíblicas, afinal, Deus usou Israel para revelar sua vontade e trazer salvação ao mundo!
Dito isso, A história de Israel tem sua origem relatada nas sagradas escrituras e se inicia no livro de Gênesis começando com Abraão.
Abraão era considerado o pai da fé, ele representa não apenas a origem de um povo eleito por Deus para renovar a humanidade, mas também o homem justo, profundamente fiel e leal. 


Abraão teve um filho chamado Isaque, esse foi oferecido, por seu pai, como sacrifício a Deus e antes que Abraão fizesse o ato,  foi impedido por Deus que reconheceu que ele era fiel. Isaque teve um filho chamado Jacó.

Após um encontro com Deus o nome de Jacó veio a ser mudado para Israel,
por isso seus descendentes são chamados de “O povo de Israel''.
Israel teve 12 filhos e uma filha e desses filhos surgiram as 12 tribos de Israel que receberam como herança partes da terra de Israel. E as 12 tribos de Israel são: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.

2. SIGNIFICADO DOS NOMES

Rúben, que significa: "Eis, um filho", é representado pelo símbolo de uma mandrágora. O símbolo foi criado pois ele encontrou essas mandrágoras para sua mãe como auxílio para fertilidade e assim dar mais filhos para Jacó.


A Bíblia diz que os homens da tribo de Rúben se mostraram contra Moisés e foram punidos por Deus.
Mais tarde, quando chegaram à terra prometida, a tribo de Rúben decidiu ficar próximo ao Rio Jordão, e se tornaram uma tribo de pastores de ovelhas.


Simeão, que significa: "Aquele que escuta
O símbolo que representa essa tribo é a torre e as muralhas da cidade de Siquém. Uma curiosidade é que o território que Simeão recebeu quando entraram na cidade de Israel foi uma parte dentro do território de Judá, e por Judá ser uma tribo maior, infelizmente a tribo de Simeão foi extinguida com o passar do tempo!


Levi, que significa “Unido”, deu origem a uma das tribos de Israel e tem uma particularidade diante das outras tribos. Levi não recebeu nenhuma herança da divisão das terras de Israel após os 40 dias no deserto. Foi ordenado por Deus para que fossem separados para com Arão, servirem no Templo e tivessem o próprio Deus como herança.


Judá, que significa "Louvor".

De todas as tribos de Israel essa é a maior e a que recebeu a maior porção de terra por herança! Por conta disso que uma grande parte das terras de Israel recebem o nome de Judá e o povo de Israel tem como religião o Judaísmo que é nativo do nome Judá, e a bandeira de Jerusalém recebe o símbolo da tribo que é o leão!
Dito isso, o símbolo de Judá é representado por um leão, pois no momento em que os filhos de Jacó recebem a benção, seu pai o abençoou como um leão que irá possuir o Reinado! 

 


, que significa "Juiz".

A herança conquistada pelo território de Dã, é o local onde se situa a incrível cidade de Tel-Aviv, porém, por ter sido na época um local habitado pelos Filisteus e esse povo obter um grande poderio militar, a tribo de Dã nunca conseguiu conquistar aquela terra ficando com a região que faz fronteira com o Líbano!



Naftali, que significa "Lutando". Seu símbolo era uma gazela, pois foi assim que nas escrituras ele foi abençoado por seu pai.
Naftali teve como parte de sua herança as terras próximas ao mar da Galiléia, uma região muito próspera, pois existiam algumas das rotas comerciais mais importantes da época, levando muita riqueza e prosperidade! 


Gade, que significa "Fortuna".

Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho.

O símbolo de sua tribo era uma tenda, pois na divisão das terras de Israel, é onde hoje se encontra a Jordânia, essa região é muito árida, e o trabalho que a tribo exercia era de pastores e viviam andando para lugares onde fosse melhor para cuidar das suas ovelhas.

Aser, que significa "Felicidade". É representado pelo símbolo de uma árvore de oliveira! Ele também recebeu boa parte das terras em Israel, mas não conseguiu tomar posse de toda a terra, pois não conseguiu dominar toda ela! 



Issacar, que significa "Recompensado" ou “homem pago”, e até hoje esse nome é usado em Israel para se referir a pagamentos, salários e etc!
A tribo de Issacar era formada por muitos que entendiam da ciência dos astros. Por isso o símbolo que representa essa tribo é o sol, a lua e as estrelas.

Zebulom, que significa: "Local de moradia”, quer dizer “aquele que foi presenteado''. A sua tribo é representada pelo símbolo de um barco, pois na divisão das terras, Zebulom ficou entre os dois mares, o Mar da Galiléia e o Mar Mediterrâneo.

José, que significa "Aquele que acrescenta" e o símbolo que representa sua tribo, é o feixe de trigo! Tanto por causa das visões que ele teve quanto pela prosperidade que ele levou para o Egito.
Vale ressaltar que a tribo de José foi dividida em duas tribos, Manassés e Efraim que são os dois filhos de José que foram adotados pelo seu avó Jaco e receberam parte da herança!



Benjamim, que significa "Filho da minha mão direita". Benjamim recebeu como herança a cidade de Jerusalém, a cidade mais importante de todas em Israel.
Uma curiosidade é que as terras de Jerusalém passaram a pertencer à tribo de Judá, pois a tribo de Benjamim não conseguiu conquistar a sua parte de habitantes que haviam ali, sendo assim a cidade seguiu pertencendo aos Jebuseus. Só muito tempo depois que Davi veio a conquistar a cidade.

3. MISTÉRIO DAS TERRAS PERDIDAS

O Mistério das terras perdidas é um assunto pertinente até os dias de hoje! Porém, muito se discute que as Dez Tribos foram exiladas durante a Era do Primeiro Templo, mais ou menos há 2500 anos, e estão separadas do restante do judaísmo desde então! Somente as tribos de Judá e Benjamim ficaram. 


Judá havia prometido a seu pai que seria o responsável por cuidar de Benjamim. Por isso, na divisão do reino, Judá e Benjamim permaneceram juntos. Todas as outras tribos desapareceram com o tempo, mas os descendentes de Judá cumpriram a promessa que ele fez para Jacó e cuidaram dos descendentes de Benjamim!

4. TERRA SANTA VIAGENS


Como conectamos esta narrativa com a Terra Santa Viagens?
Pois bem, as nossas viagens também têm como finalidade te aproximar de Jesus Cristo e te levar a conhecer Israel e outros locais com passagens bíblicas! 


Vivencie milagres e conheça os segredos da Bíblia!
Nós te levamos a conhecer os melhores destinos da Terra Santa!


Terra Santa Viagens, 30 anos fazendo mais de 48 caravanas por ano!
Consulte nossos roteiros: www.terrasantaviagens.com.br

Também estamos nas redes sociais, venha conferir! 


(Clique aqui) para entrar no instagram!
(Clique aqui) para entrar no facebook!



Terra Santa Viagens, a sua melhor escolha em viagens religiosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário