Pages

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

TUDO SOBRE A VILA DOLOROSA E O SANTO SEPULCRO - ENTENDA OS CAMINHOS DE JESUS

 Saiba tudo sobre os lugares que marcaram o caminho que Jesus Cristo percorreu desde a sua sentença até a sua crucificação.


1. INFORMAÇÃO GERAL

Por vários séculos, esse é um dos caminhos mais lembrados e de mais significado bíblico! Hoje vamos falar sobre o caminho por onde Jesus Cristo passou carregando a cruz! O local exato dos acontecimentos se perdeu com o tempo, mas a trilha marcada nos dias de hoje segue mais ou menos a tradição bizantina de 14 passos.  

A Via Dolorosa, também conhecida como Via Sacra, começa ao leste de Jerusalém, perto da Porta dos Leões e chega ao Santo Sepulcro. É uma longa rua da época romana por onde passam todos os dias milhares de turistas. Os gritos dos vendedores do bazar são intercalados com canções e orações dos fiéis na rua mais sagrada de Jerusalém.

O caminho da cruz é compartilhado com ruelas comuns da Cidade Velha, portanto não espere muito silêncio.

2. ESTAÇÕES SAGRADAS


Os ensinamentos de Jesus Cristo vão desde o Reino de Deus explicando o que ele é; onde está; o que se faz para entrar nele e como ele se comportou diante das mais severas situações. E esse, de fato, é um dos maiores exemplos de fé e resiliência que o Senhor nos deixou.
 

Estas ruas da cidade velha, percorridas anualmente por milhares de fiéis, iniciam-se junto à porta do Leão e terminam na igreja do Santo Sepulcro e o percurso divide-se em 14 estações, onde se recordam os principais momentos da caminhada de Jesus Cristo.

1ª ESTAÇÃO: ONDE JESUS FOI CONDENADO
Esta primeira estação fica no local onde funcionava a corte romana, local onde Jesus foi julgado e condenado por Pôncio Pilatos, o governador dos romanos. Hoje o local é assinalado pelo Lions Gate.

2ª ESTAÇÃO: LOCAL ONDE JESUS CARREGA SUA CRUZ

Nessa estação, Jesus começou a carregar a cruz. Aqui fica a Capela da Flagelação, onde Jesus recebeu a coroa de espinhos e foi atormentado pelos soldados romanos.
Esse, de fato, é o local mais organizado em todas as estações da Via Sacra, e o acesso é gratuito!


3ª ESTAÇÃO: ONDE JESUS CAIU PELA PRIMEIRA VEZ
Nessa estação, foi relatada a primeira queda de Jesus. No local, também fica uma pequena capela do Patriarcado Armênio de Jerusalém.


4ª ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA SUA MÃE
Sendo uma das igrejas mais visitadas, devido a sua localização importante, a Igreja de Nossa Senhora do Espasmo, é bastante simples e fica ao lado da 3ª estação. E marca o local onde Jesus encontrou a sua mãe Maria ao longo da caminhada com a cruz. 


5ª ESTAÇÃO: LOCAL ONDE JESUS FOI AJUDADO POR SIMÃO CIRENEU
Simão Cireneu foi obrigado pelos soldados a ajudar Jesus a carregar a cruz! Ele carregou a cruz de Cristo até a Gólgota, a colina onde Jesus foi crucificado. No local existe uma pequena capela franciscana.


6ª ESTAÇÃO: LOCAL ONDE VERÓNICA LIMPOU O ROSTO DE JESUS
O marco desse local se deu porque Verónica teria enxugado o rosto de Jesus repleto de sangue e suor. Ela limpa o seu rosto com um tecido que grava as suas feições. 

No local também se encontra uma igreja grega ortodoxa.


7ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
Nessa estação, Jesus tem a sua segunda queda. Ao cruzar o portão, o peso da cruz fez com que ele caísse da cruz pela segunda vez. Uma coluna dentro da capela franciscana marca o exato local dessa queda.


8ª ESTAÇÃO: LOCAL ONDE JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM
O local é marcado por uma pequena pedra com uma cruz latina na parede do mosteiro ortodoxo grego de São Caralampo. A inscrição em letras gregas significa “Jesus Cristo vence”.


9ª ESTAÇÃO: É MARCADA PELA TERCEIRA QUEDA DE JESUS
Essa é uma das estações mais emocionantes até aqui, o local onde Jesus caiu pela terceira vez é marcado por uma coluna onde uma cruz de madeira fica apoiada. Tendo uma vista da cúpula da Basílica do Santo Sepulcro ao fundo, promovendo uma linda imagem!


10ª ESTAÇÃO: ONDE AS VESTES DE JESUS SÃO RETIRADAS
É a última fora da Basílica do Santo Sepulcro e marca o local onde Jesus Cristo teve as suas vestes retiradas. Fica no pátio externo da Basílica. É aí que se inicia a fase final da Via Dolorosa!


11ª ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ
Já na parte interna na Basílica do Santo Sepulcro. Logo ao chegar ao andar superior um mosaico no teto marca o local onde Jesus foi pregado na cruz!


12ª ESTAÇÃO: É MARCADO PELA CRUCIFICAÇÃO E MORTE DE JESUS
Com certeza um dos lugares mais simbólicos e mais emocionantes desta trajetória!  Um buraco embaixo do altar envolvido por uma placa prateada é o ponto mais sagrado dessa estação, marca o ponto exato onde a cruz foi erguida.


13ª ESTAÇÃO: LOCAL ONDE JESUS FOI RETIRADO DA CRUZ
Nessa estação fica a Pedra da Unção, local onde Maria retira Jesus da cruz e o prepara para o sepultamento. A pedra onde o corpo de Cristo foi colocado e ungido com mirra e óleos aromáticos, é considerado o ponto mais sagrado e importante para os cristãos.


14ª ESTAÇÃO: LOCAL ONDE JESUS É  SEPULTADO
O local onde Jesus foi sepultado é um espaço bastante reduzido em uma pequena câmara no vão central da Basílica do Santo Sepulcro. Há uma fila enorme de peregrinos para observarem e fazerem as suas orações nesse lugar tão sagrado! Sem dúvidas, a emoção toma conta do local! 






3. TERRA SANTA VIAGENS


A Terra Santa Viagens desenvolveu roteiros com a finalidade de proporcionar momentos como esses de fé, história, cultura e orações! Visite a Vila Dolorosa e o Santo Sepulcro e tenha uma experiência de fé como nunca teve antes!
Momentos que te aproximam do Senhor e transformam a alma! 

Se interessou?! Então não perca mais tempo!

Visite o nosso site www.terrasantaviagens.com.br e agende já a sua viagem!




Gostou das nossas dicas?

Deixe aqui nos comentários caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar a sua experiência! 




Seja também um peregrino da Terra Santa Viagens! Vivencie momentos de fé e faça parte dos caminhos de Jesus


Também estamos nas redes sociais! Confira a seguir:

Clique aqui para entrar no instagram da Terra Santa Viagens!
Clique aqui para entrar no facebook da Terra Santa Viagens!


Colecione momentos de fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário