Pages

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

TRADIÇÕES E COSTUMES DO JUDAÍSMO

 Ao longo do tempo, o judaísmo diversificou-se em vários ramos, com diferentes pontos de vista, entenda a cultura judaica, comidas típicas, tradições e muito mais!



Neste texto você vai aprender sobre: 

Índice

1. Informação geral

2. Tradições e costumes

3. Símbolos
4. Comidas típicas


Em face do cenário atual, houveram algumas mudanças, não só nas civilizações, mas em todo o contexto histórico.
Dito isso,  tradições e costumes judaicos tiveram algumas alterações ao longo do tempo, porém seguem com as mesmas perspectivas.
A seguir, faço um breve relato de como é a cultura e as peculiaridades do Judaísmo. 




1. INFORMAÇÃO GERAL

Considerada uma das religiões monoteístas mais antigas do mundo, o  judaísmo,  religião dos judeus, foi fundado por Abraão, há cerca de 2.000 anos a.C, no Oriente Médio. Além de Abraão, um profeta muito importante para o judaísmo foi Moisés, considerado o legislador e libertador do povo judeu. Os judeus acreditam em apenas um único Deus, como o criador do Universo e de todas as leis divinas.

 Atualmente, existem cerca de 14 milhões de judeus no mundo, sendo que a maior parte se encontra nos em Israel e Estados Unidos da América. 



2. TRADIÇÕES E COSTUMES

O Judaísmo tem hábitos e crenças que são extremamente característicos. Alguns deles acontecem em rituais, outros na aparência, por exemplo.
Em vista desses elementos, citamos algumas tradições em destaque:

  • Um judeu não precisa, obrigatoriamente, seguir o judaísmo, mas o judaísmo só pode ser praticado por judeus;

  • Nos dias atuais, a tradição judaica respeita a pluralidade religiosa desde que não venha ferir os mandamentos do judaísmo;

  • O judaísmo é uma religião matriarcal, então todo filho de mãe judia é considerado judeu.

  • A famosa circuncisão, que marca as boas-vindas ao bebê do sexo masculino, é chamada de Brit milá. 

  • O ritual dos sefarditas, é chamado de Zeved habat, que dá as boas-vindas ao bebê do sexo feminino;

  • E o famoso Bar Mitzvah, é o ritual que marca a chegada do indivíduo à maioridade e serve como indicação da responsabilidade de seguir os preceitos judaicos.

  • Os homens judeus usam uma touca, chamada kipá, que representa o respeito a Deus no momento das orações.

  • Os templos judaicos possuem uma arca na qual são guardados os pergaminhos sagrados da Torá. Segundo a tradição religiosa, a arca representa a ligação entre Deus e os judeus. 



3. SÍMBOLOS

Além das tradições, os símbolos do Judaísmo também são de fundamental importância para a religião, como por exemplo o quipá, a menorá, o tefilin, o talit, a estrela de davi, entre outros símbolos, serviram para representar Deus aos judeus, são elementos que cumpre esse papel de representação do divino. E muitas vezes são usados em momentos de orações.



4. COMIDAS TÍPICAS


As comidas típicas judaicas são as mais variadas e saborosas! Eles utilizam muito da  cevada, o trigo, a azeitona, o figo, a romã, a tâmara e as ervas! E, uma tradição dessas comidas é que  sejam meio rústicas! Os principais pratos são: Tabule de kashe (trigo sarraceno), kreplach (ravioli), klops (bolo de carne), torta de batata, pratos com pêssegos e mel também são muito comuns, repolho, salada de berinjela, arroz marroquino, torta de ricota e bolo de mel. Essas são algumas das comidas mais famosas para os judeus, tanto em casa quanto em festividades.


Gostou das nossas dicas?

Deixe aqui nos comentários caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar a

sua experiência! 




Seja também um peregrino da Terra Santa Viagens! Vivencie momentos de fé

e faça parte dos caminhos de Jesus www.terrasantaviagens.com.br


Também estamos nas redes sociais! Confira a seguir:

Instagram Facebook

Colecione momentos de fé!



Nenhum comentário:

Postar um comentário