Pages

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Confira dez atrações culturais gratuitas de Istambul a Islândia

Na Europa, a maioria dos museus cobra taxa de entrada. Mas muitos deles têm dias específicos em que a entrada é gratuita.
Confira dez museus do velho continente que não cobram entrada e que valem a pena ser visitados.
Musee d'Art Moderne de la Ville de Paris
Museu de Arte Moderna de Paris, na França tem mais de 9.000 trabalhos de todos os principais movimentos artísticos do século 20. Em 2010, cinco obras-primas de Picasso, Matisse, Braque, Modigliani e Legre foram roubadas do museu e nunca encontradas, porém as obras remanescentes valem a visita.
Amsterdam Stadsarchief
Arquivo de Amsterdã, na Holanda, fica em um antigo e imponente prédio que originalmente era um banco de investimentos. A exposição "Os Tesouros de Amsterdã" é uma coleção de artefatos que ajudam a contar a história da cidade.
Berlin Wall Memorial
Enquanto o fantasma do Muro de Berlim, na Alemanha, continua em volta da cidade, este memorial e museu é um lugar fantástico para aprender sobre o muro que dividiu a capital alemã. No local existe uma parte original do muro, que dá ao visitante uma impressão realista do espaço morto que antes ele ocupava. O centro do visitante tem disponíveis filmes e livros sobre o muro, enquanto o centro de documentação conta a história da construção do "muro da vergonha".
Museu Nacional da Dinamarca
Traçando a história dos dinamarqueses desde os tempos pré-históricos, oMuseu Nacional, em Copenhague, tem uma coleção muito orgulhosa e abrangente. A exposição "Histórias da Dinamarca" ilustra com milhares de objetos do dia a dia como a vida mudou no país desde 1660. É uma ótima atração para famílias, com uma seção inteira dedicada às crianças, onde elas podem experimentar roupas de época e fingir serem vikings.
Museu Berardo
Museu Berardo, em Lisboa, Portugal, abriu sua coleção de arte moderna e contemporânea em 2007. O moderno espaço é repleto de trabalhos vibrantes dos mais famosos artistas pop, como Warhol, Pollock e Lichtenstein. O espaço também traz obras de grandes artistas como Picasso, Baco e Dali.
Musee des Beaux-Arts
Museu de Belas Artes de Nice, na França, está instalado dentro de uma antiga mansão que foi a residência de uma princesa ucraniana. Uma vez transposto os antigos portões de aço e os elegantes jardins, o visitante vai encontrar coleções de arte que abrangem o realismo, romantismo e o simbolismo, com trabalhos desde Monet até Rodin.
Museu do Prado
Prado, uma das mais famosas atrações de Madri, na Espanha, e tem a entrada gratuita todo o fim de tarde. É aconselhado que o visitante vá mais de um dia ao museu, já que o grande número de esculturas neoclássicas merecem um olhar mais aprofundado. Entre as obras mais famosas está "A Anunciação", de Fra Angelico, feita no século 15.
Museu Florence Nightingale
Este não é o museu mais fácil de se visitar em Istambul, na Turquia, já que o turista tem que marcar um horário via fax 48 horas antes. Porém todo o esforço é recompensado para todos que são fascinados pela Guerra da Crimeia e a história da enfermeira Florence Nightingale e sua equipe, que desenvolveu muitas técnicas de enfermagem e salvou milhares de vidas.
Para marcar a visita, envie um fax para o museu com a data e hora da visita, além de uma cópia do seu passaporte para: +90 216 553 1009 ou +90 216 310 7929
Museo Storico della Liberazione
Durante a Segunda Guerra Mundial, este prédio em Roma, na Itália, foi invadido pelas forças de segurança alemãs, que o usaram como quartel-general e prisão para muitos civis. Antes um infame local de terror, o prédio agora é o Museu Histórico da Liberação, onde as salas que um dia foram celas para prisioneiros políticos são dedicadas à memória daqueles que ali foram detidos um dia.
Museu da Fotografia de Reykjavik
Museu da Fotografia de Reykjavik, na Islândia, tem uma coleção de cerca de 5 milhões de fotos, datadas desde 1870. A coleção também inclui objetos relacionados à fotografia artística bem como a fotógrafos islandeses contemporâneos.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário