Pages

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A origem do nome Israel

O nome Israel (ישראל), que em hebraico significa aquele que luta com Deus (ישר-אל; "Issar-El"), tem sua origem na passagem do livro do Gênesis (Gen 32:28), primeiro da Bíblia hebraica (Torá), na qual Jacó luta contra um anjo e recebe deste o nome de Israel. A nação que teria sido fundada por Jacó, é chamada alternativamente de "Os Filhos de Israel", "O Povo de Israel", ou "israelitas". Também é da tradição judaica o ensinamento que é a formação do nome através das iniciais (em hebraico) dos patriarcas do povo hebreu: Isaac e Jacó ("י"), Sara ("ש"), Raquel ("ר"), Abraão ("א"), Lea ("ל").

O primeiro registro histórico da palavra "Israel" vem de uma estela egípcia documentando campanhas militares em Canaã. Apesar disso, esta estela se refere a um povo (o determinativo para 'território' estava ausente) é datado a aproximadamente 1211 a.C.

Outros nomes rejeitados propunham Eretz Israel, Sião e Judeia. O uso do termo "israeli" para se referir a um cidadão de Israel foi decidido pelo Governo de Israel nas semanas imediatamente após a independência e anunciado pelo então Ministro das Relações Exteriores, Moshe Shertok.

Em português, os habitantes do moderno Estado de Israel são denominados "israelenses" (no Brasil) ou "israelitas" (em Portugal e nos PALOP). O termo "israelita" pode também ser utilizado para se referir aos adeptos da religião judaica.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Origens de Israel - Parte I

O registro histórico mais antigo que se conhece sobre o nome Israel data do ano 1210 a.C., mencionado na Estela de Merneptah (num poema dedicado ao faraó Merneptah), em que o nome não é associado a um local geográfico, mas a um povo.

O Povo de Israel ("Aquele que luta ao lado de Deus") surgiu de grupos nômades que habitavam a Mesopotâmia há cerca de cinco mil anos e que posteriormente rumaram para a região doLevante por volta do ano 2000 a.C.. No fim do século XVII a.C., por motivo de uma grande fome, Israel emigrou ao Egito, onde o governador da época era José, filho de Jacó (Israel). Dentro de um período de quatrocentos anos, com a morte de José e a sucessão do faraó, o Egito com medo do grande crescimento do povo israelita, escravizou Israel.

Após o fim do cativeiro no Egito, os israelitas vagaram pela região da Península do Sinai, reconquistando uma parte de seu território original no Levante, sob o comando do rei Saul por volta de 1029 a.C.. Segundo os relatos tradicionais, foi durante o reinado de Saul que, pressionados pelas constantes guerras com os povos vizinhos, as 12 tribos de Israel se unificaram, formando um único reino.

Saul foi sucedido por David, em torno do ano 1000 a.C., que expandiu o território de Israel e conquistou a cidade de Jerusalém, onde instalou a capital do seu reino. Sob o reinado deSalomão que Israel alcançou o apogeu, entre os anos 966 a.C. e 926 a.C..

Roboão, filho de Salomão, sucede-lhe como rei em 922 a.C.. Porém, o Reino de Israel foi dividido em dois: a Norte, o Reino das Dez Tribos, também chamado de Reino de Israel, e ao Sul, o Reino das Duas Tribos, também chamado de Reino de Judá, cuja capital ficou sendo Jerusalém.

Em 586 a.C. o imperador babilônio Nabucodonosor invade Jerusalém, destrói o Primeiro Templo e obriga os israelitas ao seu primeiro exílio.

Levados à força para a Babilônia, os prisioneiros de Judá e Israel passaram cerca de 50 anos como escravos sob o domínio babilônico. O fim do Primeiro Êxodo possibilitou a volta dos israelitas a Jerusalém, que foi reconstruída, juntamente com seu Grande Templo. Do nome de Judá nasceram as denominações judeu e judaísmo.

Entretanto, o território dos judeus foi sendo conquistado e influenciado por diversas potências de sua época: assírios, persas, gregos,selêucida e romanos.

Ao longo de toda a dominação romana houve duas grandes revoltas dos judeus. Antes, houve uma primeira revolta no ano 135 a.C., quando Antíoco IV Epifânio, ainda durante a dominação selêucida, profanou o Templo ao sacrificar uma porca (animal considerado impuro pelo judaísmo) em seu altar. A revolta, chamada de Hasmoniana foi vitoriosa e garantiu a independência de Israel até o ano 63 a.C., quando o reino é conquistado pelos romanos. Seria durante este domínio que surgiria o Cristianismo.

Os romanos estabeleceram no reino judeu um protetorado. Entretanto, a prática da religião hebraica era constantemente reprimida pelos romanos, que interferiam na administração do Templo e atacavam e profanavam os locais de culto.

A primeira grande revolta contra o domínio romano se iniciou no ano 66 da Era Comum. Também conhecida como Grande Revolta Judaica, a rebelião duraria até o ano 70 d.C., quando o general Tito invade a região e destrói Jerusalém e o Segundo Templo. Cerca de um milhão de judeus teriam morrido durante os combates, segundo alguns pesquisadores. A região é transformada em província romana e baptizada com o nome de Província Judaica.

A segunda e última rebelião contra os romanos foi a Revolta de Bar Kochba. A revolta foi esmagada pelo imperador Adriano em 135 e os judeus sobreviventes foram feitos escravos e expulsos de sua terra.

Durante os dois mil anos de duração do Êxodo, a presença judaica em Jerusalém e seu entorno foi constante, embora diminuta. No mesmo ano de 135, Adriano renomeou a Província Judaea para Provincia Siria Palaestina, um nome grego derivado de "Filistéia" (Em Hebraico, פלשת, em Grego, Pəléšeṯ) como tentativa de desligar a terra de seu passado judaico. AMishná e o Talmude Yerushalmi (dois dos textos sagrados judaicos mais importantes) foram escritos na região neste período. Depois dos romanos os bizantinos e finalmente osmuçulmanos conquistaram a Palestina em 638. A área do Levante foi controlada por diferentes estados muçulmanos ao longo dos séculos (à exceção do controle dos cristãos cruzados) até fazer parte do Império Otomano, entre 1517 e 1917.

Você sabe porque a Bíblia Evangélica é diferente da Católica?

A bíblia usada por evangélicos e católicos era uma só até 1546, quando os católicos decidiram inserir nela alguns livros cujas doutrinas eram refutadas por Lutero. Saiba mais no blog de Johnny Torralbo.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Tour virtual por Israel


Você sonha em conhecer a Terra Santa mas ainda não teve e oportunidade de estar lá?

Demos um jeito de saciar um pouquinho a sua vontade - ou aguçá-la ainda mais, não é?

Clique aqui e faça um Tour Virtual por Israel e encante-se com as maravilhas desse lugar.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Enquete: Para você o que representa ser batizado no Rio Jordão?

A Terra Santa Viagens quer saber o que representa para você ser batizado no Rio Jordão, compartilhe conosco sua opinião. Se você já foi, conte-nos sua experiência.
Aguardamos sua participação.

Terra Santa Viagens

A Terra Santa Viagens é fundamentada no conceito de turismo religioso, cujos roteiros de viagem foram elaborados exclusivamente para aqueles que desejam viajar a Israel e seguir os caminhos percorridos por Jesus.
Tal preocupação em atender exclusivamente a este destino é revertida em um atendimento personalizado e eficaz, cobrindo todas as necessidades e interesses dos clientes nos mais diversos aspectos.
Para isso, a Terra Santa Viagens selecionou os melhores profissionais da área de vendas, parceiros de peso na área de turismo e estabeleceu um escritório próprio em Israel a fim de garantir que os clientes sintam-se satisfeitos com a viagem e tenham interesse em retornar à Terra Santa.
A Terra Santa Viagens oferece condições exclusivas e facilitadas de pagamento, a fim de permitir que todos possam realizar o sonho de conhecer Israel.
"Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los." (Provérbios 20:5)
Há 20 anos realizando sonhos!