O Egito sempre gerou muita curiosidade e fascínio por conta de seus mistérios, e não é atoa, afinal, quem não gostaria de entender mais sobre a construção das pirâmides?
Conhecer as cidades históricas do Egito, é como voltar no tempo!
ÍNDICE
1. O mistério das pirâmides
2. Câmaras secretas
3. Histórias bíblicas
4. Costumes e cultura
5. A arte egípcia
1. O MISTÉRIO DAS PIRÂMIDES
De fato, esse é o mistério que mais intriga a humanidade, a construção por trás das pirâmides do Egito. Como explicar 2,3 milhões de blocos (só da pirâmide de Quéops -
que data 2250 a.C) terem sido levantados a uma altura de 146 metros?
Quem construiu as pirâmides? Alguns arqueólogos dizem que os faraós são os responsáveis pelo monumento, alguns dizem que foram os escravos, e alguns dizem serem alienígenas (por mais estranho que isso pareça…SIM, essa hipótese realmente existe e até foi estudada por cientistas)
Mas, analisando todas as teorias e estudos, podemos chegar a uma conclusão!
A teoria que melhor explica as construções das pirâmides sem encontrar contradições logísticas e sem citar elementos extraterrestres é a química, mais exatamente um ramo dela, a geopolimerização. Os blocos foram produzidos a partir de calcário dolo mítico, facilmente agregado no local usando-se compostos muito comuns na época, como cal, salitre e areia. Toda a massa dos blocos foi transportada por homens carregando cestos da massa, posta a secar em moldes de madeira. O esforço humano neste caso seria muito menor e o assentamento de blocos seria perfeito.
Lembrando que, por mais que se aproxime muito da realidade, é apenas uma teoria!
Porém, muito fascinante! Vamos continuar de olho nessa história!
2. CÂMARAS SECRETAS
Câmara secreta, será?!
Sabemos que além da câmara do rei, outras duas são conhecidas: a da rainha (que, apesar do nome, não guarda a múmia da mulher de Quéops, que foi enterrada fora da Grande Pirâmide) e a secreta.
E quem descobriu essa câmara secreta foi um grupo de cientistas, que revelaram uma grande câmara vazia no interior da pirâmide de Quéops, em Gizé. E essa foi uma das maiores descobertas de todos os tempos.
Os pesquisadores utilizaram uma tecnologia de ponta não invasiva, que permite observar através dela para descobrir possíveis espaços ou estruturas internas desconhecidas.
Os cientistas contam que a nova câmara encontrada tem cerca de 30 metros de comprimento e está localizada bem acima da grande galeria, a maior sala conhecida da pirâmide. Ainda não se sabe qual é a sua estrutura exata ou função, mas acreditam que o estudo da cavidade poderia levar a um maior entendimento sobre o processo de construção da maior pirâmide de Gizé.
4. COSTUMES E CULTURA
A cultura egípcia é profundamente marcada pela religiosidade, as construções voltaram-se principalmente para a edificação de grandes templos como os de Karnac, Luxor, Abu-Simbel e as célebres pirâmides de Gizé, que serviam de túmulos aos faraós, entre as quais se destacam Quéops, Quéfren e Miquerinos.
Também é importante falar sobre as crenças, que são muito marcantes. Como a crença na vida após a morte, a religião politeísta e a construção de pirâmides foram as principais características da civilização egípcia antiga. O faraó era considerado um Deus na terra e tinha poder absoluto sobre toda a sociedade.
5. A ARTE EGÍPCIA
A arte egípcia tomou grande proporção na nossa sociedade. A arquitetura e as esculturas se desenvolveram graças à religião e se caracterizaram pelo gigantesco. Elas visavam em seus aspectos, mais uma vez, à vida após a morte, marcando para a eternidade a força e o poder dos faraós. E dentre os templos, os mais famosos são os de Luxor e Carnac.Os templos, os túmulos e as esculturas foram decorados com hieróglifos e pinturas, cujos murais retratavam cenas religiosas, militares e do dia a dia. E no artesanato, destacaram-se a marcenaria e a ourivesaria (arte de trabalhar com ouro e prata).
Este certamente é um breve resumo, porque são tantas obras de arte incríveis feitas pela civilização egípcia, que me faltariam dias para comentar sobre tudo.
Está gostando de conhecer um pouco mais sobre o Egito?
Então você não pode perder o que vamos falar na PARTE II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário